Participe!

De forma a divulgar a mensagem do projeto Take It e estimular os estabelecimentos a promoverem soluções reutilizáveis, poderá enviar a comunicação abaixo aos estabelecimentos com serviço de restauração com pronto-a-comer/ takeaway. Para tal, basta preencher os seus dados pessoais e escolher o estabelecimento para o qual deseja enviar o pedido, indicando o nome e o contacto de email.

Com o seu envolvimento, daremos mais um passo para a redução da produção de resíduos na restauração!

Caro gerente do estabelecimento [NOME DO ESTABELECIMENTO]*,

O meu nome é [O SEU NOME]* e venho por este meio comunicar-vos a minha preocupação com a produção de resíduos de embalagens no setor da restauração, especialmente nos serviços de food delivery e/ou takeaway de refeições prontas, que a vossa empresa disponibiliza aos clientes.

Em Portugal as embalagens representam 26% dos resíduos urbanos, o que corresponde a 130 quilogramas por pessoa. Estas embalagens – independentemente do material em que são produzidas e da sua capacidade de serem recicladas – acabam, na sua maioria, por ser depositadas em aterro ou serem incineradas, o que acaba por contribuir para as alterações climáticas e a poluição das águas, do solo e do ar.

No âmbito do projeto Take It, ação que visa promover o Decreto-Lei 102D/2020 de 10 de dezembro de 2020 junto dos estabelecimentos comerciais, e enquanto cliente do seu estabelecimento, apelo ao vosso estabelecimento para que desenvolva as seguintes iniciativas:

  • Aderir à ação Take It, promovida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Sem qualquer custo para as empresas com serviços de restauração, a adesão permite acesso a materiais de comunicação e formação gratuita sobre legislação em vigor e melhores práticas ambientais na restauração. Para aderir a esta ação, bastará colocar o dístico e cartaz da campanha no seu estabelecimento. Para aderir à ação Take It, aceda por favor a esta página.
  • Garantir que os consumidores do seu estabelecimento tenham conhecimento do seu direito a trazerem os seus próprios recipientes para levar refeições prontas.
  • Garantir que a obrigatoriedade de disponibilizar um recipiente com água da torneira e copos higienizados para consumo no local é cumprida.
  • Introduzir um sistema de recipientes reutilizáveis para as refeições prontas (takeaway e food delivery) que permita aos seus clientes deixarem de utilizar soluções descartáveis.
  • Disponibilizar bebidas com embalagens reutilizáveis e soluções similares (como sumos naturais, chás e infusões).
  • Cobrar um valor por todos os utensílios e embalagens descartáveis, de forma a promover a redução do seu consumo (tais como sacos, talheres, copos, embalagens de utilização única, etc.)

Compreendendo desde já o esforço que algumas das ações acima envolvem, acredito que este caminho contribuirá para reduzir o impacto ambiental da restauração e prevenir as alterações climáticas, ao promover uma sociedade com menos descartável e, logo, menos resíduos.

Atenciosamente,
[O SEU NOME]*

* estes campos serão substituídos pelos nomes que preencher no formulário em baixo.

ENVIAR ALERTA PARA O ESTABELECIMENTO:

    Disponibiliza um serviço comercial de pronto-a-comer na restauração e pretende fazer parte do movimento Take It?

    Junte-se a 433 estabelecimentos.