O Projeto
Porquê o projeto Take It?
De acordo com o Decreto-Lei 102D/2020 de 10 de dezembro de 2020, os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto-a-comer são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa possibilidade fornecendo a informação necessária.
O projeto Take It foi criado para sensibilizar os estabelecimentos de restauração e a sociedade civil para o direito dos cidadãos e cidadãs a transportarem refeições prontas em recipientes dos próprios. Este é um direito recentemente introduzido na legislação nacional e é uma medida que pretende promover a reutilização de embalagens, contribuindo para a redução na produção de resíduos.
Sabia que na Europa as embalagens representam 36% dos resíduos urbanos?
O que é o projeto Take It?
O projeto Take It conta com a participação dos estabelecimentos de restauração que se associam ao movimento para sensibilizar a sociedade civil para a reutilização das embalagens nos serviços de pronto-a-comer.
Assim, os estabelecimentos associados ao movimento apresentam o dístico Take It nas suas instalações, num local de elevada visibilidade para os consumidores. Esta é uma forma simples e eficaz de promover a reutilização dos recipientes e contribuir para a redução de lixo produzido, muito dele de difícil reciclagem.
Porquê associar-se ao movimento Take It?
Os estabelecimentos de restauração têm várias vantagens em associar-se ao Take It. A primeira é demonstrar aos clientes a preocupação em reduzir o impacto ambiental da sua atividade, promovendo um menor consumo de materiais de utilização única e com um baixo potencial de reciclagem. Esta é uma forma simples de combater as alterações climáticas, evitando a produção de embalagens descartáveis.
Contudo, existem outros fatores que beneficiam os estabelecimentos de restauração. A participação numa campanha de âmbito nacional pode aumentar a notoriedade dos espaços comerciais, já que a associação ao movimento ficará registada, não apelas pela presença do dístico e do cartaz, mas também no website do Take It. O movimento irá também disponibilizar materiais de comunicação e formações gratuitas, que são uma mais-valia sem custos adicionais. Por fim, a redução das embalagens nos serviços de takeaway e pronto-a-comer permitem uma redução nos custos dos estabelecimentos.
Se cada recipiente descartável custar 20 cêntimos e 10 clientes por dia trouxerem recipientes reutilizáveis, a poupança anual será de 720 euros!
Como posso associar-me ao movimento Take It?
Caso seja proprietário ou gerente de um estabelecimento de restauração com serviço takeaway ou pronto-a-comer, poderá associar-se ao movimento e receber gratuitamente os materiais de comunicação do Take It, que lhe irão permitir divulgar a campanha juntos dos seus clientes.
O movimento não tem qualquer custo para as empresas e, além dos materiais de comunicação, poderão participar numa formação gratuita sobre reutilização e melhoras práticas ambientais no setor da restauração.