Caso de sucesso em Espanha: a primeira empresa de food delivery e takeaway com reutilização de embalagens

A primeira empresa de food delivery e takeaway com reutilização de embalagens em Espanha chama-se Bûmerang e é já um caso de sucesso. O serviço atua em Barcelona e conta com cerca de 80 restaurantes aderentes. Nesta cidade, quer se encomende para entrega em casa (food delivery), quer se vá buscar a um restaurante com serviço de pronto-a-comer (takeaway), os consumidores já têm a opção de utilizar um sistema de recipientes reutilizável, assumindo um papel ativo na redução de resíduos.

A Bûmberang funciona através de um sistema digital, em que o consumidor realiza o pedido da sua refeição através de uma app. Após a confirmação e pagamento do pedido, a refeição chega a casa do cliente numa embalagem reutilizável, desenvolvida pela Bûmerang. O consumidor dispõe, depois de 15 dias para devolver o recipiente em qualquer parceiro aderente. Caso a caixa não seja devolvida no tempo proposto, é cobrado um depóstito de 6 euros, até à devolução da mesma.

O sistema Bûmerang tem também vantagens para os comerciantes do setor da restauração que, através do pagamento de uma subscrição mensal, evitam o custo de aquisição de embalagens de utilização única, permitindo uma poupança anual considerável.

A utilização de embalagens reutilizáveis não tem qualquer custo para o consumidor e a Bûmerang consegue assegurar 99% de retorno das embalagens.

A Bûmerang foi criada no final de 2019, tendo ultrapassado os desafios associados à pandemia de covid-19. Todas os recipientes são higienizados de acordo com as atuais normas antes de regressarem ao mercado.

Na Europa a produção de refeições para food delivery e takeaway gera mais de 20 mil toneladas de resíduos por ano.

Veja a entrevista em castelhano abaixo a Oriol Segarra, CEO e fundador da Bûmerang.

Links Úteis:

https://www.youbumerang.com/

https://www.lavanguardia.com/economia/emprendedores/20201114/49306082740/bumerang-comida-para-llevar-restaurantes-reutilizar-devolver.html

Disponibiliza um serviço comercial de pronto-a-comer na restauração e pretende fazer parte do movimento Take It?

Junte-se a 475 estabelecimentos.